maio 17, 2010

Aula – 15/05/2010

Posted in marketing cultural tagged , , , , , , , às 2:23 pm por Marketing Cultural

Companheiros e Companheiras!

O que acharam da aula de sábado?

Bom, eu gostei bastante, principalmente por não ver a hora de iniciar o conteúdo e os conceitos que passei. Espero de coração ter ajudado aos participantes a entender um pouco do que é o marketing e o marketing cultural.

Para que todos possam ter acesso ao conteúdo que dei na última aula, dia 15/05, enviei para o email de todos a apresentação da aula. Caso alguém não tenha recebido, por gentileza, enviar um e-mail para tati_apolinario@yahoo.com.br e pedir, ok!

Não se esqueçam de enviar para este mesmo email acima, até dia 20/05 (quinta-feira) a atividade proposta para colocarmos na prática o que aprenderam e fixar o conteúdo na mente de vocês. Se houver dúvida, me procure!

Fiz um resumo do conteúdo que tivemos no sábado para a lembrança dos que foram e para o conhecimento daqueles que não puderam participar:

MARKETING

• Identifica desejos e necessidades dos clientes para criar estratégias funcionais para determinado produto, marca ou campanha.

• Marketing Mix

– 4Ps: Produto, Preço, Promoção e Praça.

– 4 As: Avaliação, Adaptação, Ativação e Análise.

• Propaganda é o ato de divulgar idéias, conceitos e valores sem fins lucrativos.

Publicidade é fazer isso com objetivo de lucro por parte do anunciante ($$$).

• Produto cultural, ação cultural, projeto cultural ou manifestação cultural tem que ser vistos como produto, ou seja, como algo que o consumidor irá comprar.

• Exemplos e discussão de campanhas de marketing.

CULTURA

• Refere-se a crença, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e identificam uma sociedade.

• Cultura é a nossa essência. Cultura é comunicação.

• Diversidade da cultura brasileira.

MARKETING CULTURAL

• É uma alternativa diferenciada de comunicação de um produto, serviço ou imagem. O Marketing cultural tem na cultura forma e conteúdo simultaneamente – é um diferencial de mercado.

• O estabelecimento de políticas empresariais de apoio à cultura que se traduzam pela destinação de parte do orçamento de marketing das empresas; independente de incentivos fiscais, é o que constituiria uma genuína prática de marketing cultural.

• Exemplos e discussão de campanhas de Marketing Cultural.

PROJETO CULTURAL – PATROCÍNIO

• Associe o projeto à empresa e mostre claramente as vantagens que ela pode obter cedendo os recursos; trabalhe a relação custo/benefício do investimento. Não peça. OFEREÇA!

CULTURA ORGANIZACIONAL

• Missão, Visão e Valores das empresas (como conseguir estas informações).

• Exemplos de Culturas Organizacionais de algumas empresas.

MOTIVAÇÕES PARA EMPRESAS APOIAREM PROJETOS CULTURAIS

• Satisfação em servir à comunidade;

• Melhora da imagem institucional na comunidade;

• Promoção da cultura;

• Contribuição à educação em geral;

• Melhora do ambiente organizacional.

EXERCICIO PARA CASA!

Elaborar uma apresentação de um projeto cultural (seu ou de conhecidos) e inserir quais são os valores, missão e visão da sua empresa, seja ela sua ou não.

Colocar quais as vantagens que uma empresa teria em patrocinar o teu projeto.

Opcional: Seu projeto/produto se encaixa nos 4 Ps e/ou 4 As? Se sim, descreva-os.

Observação: Caso possua algum projeto cultural, aproveite esta oportunidade para deixá-lo o mais profissional possível. Utilize o seu projeto cultural para esta atividade!

Data máxima de entrega: 20/05, quinta-feira, via e-mail.

________________________________________________________________________

Estou a disposição para quaisquer eventuais duvidas, certo?

Bom trabalho e conto com a participação de todos!

Um grande abraço da amiga e professora

Tati.

2 Comentários »

  1. julio saggin said,

    Tentarei enviar até quinta ….

  2. Claudio said,

    Boa noite!
    Amada teacher, só iniciei a leitura da aula ontem e ainda não tive tempo de concluir a atividade de casa. Solicito sua compreensão para que a atividade não se encerre no sábado, mas possa ser avaliada e concluída com um tempo maior.
    Envio amanhã.
    Claudio


Deixe um comentário