maio 17, 2010
Aula – 15/05/2010
O que acharam da aula de sábado?
Bom, eu gostei bastante, principalmente por não ver a hora de iniciar o conteúdo e os conceitos que passei. Espero de coração ter ajudado aos participantes a entender um pouco do que é o marketing e o marketing cultural.
Para que todos possam ter acesso ao conteúdo que dei na última aula, dia 15/05, enviei para o email de todos a apresentação da aula. Caso alguém não tenha recebido, por gentileza, enviar um e-mail para tati_apolinario@yahoo.com.br e pedir, ok!
Não se esqueçam de enviar para este mesmo email acima, até dia 20/05 (quinta-feira) a atividade proposta para colocarmos na prática o que aprenderam e fixar o conteúdo na mente de vocês. Se houver dúvida, me procure!
Fiz um resumo do conteúdo que tivemos no sábado para a lembrança dos que foram e para o conhecimento daqueles que não puderam participar:
MARKETING
• Identifica desejos e necessidades dos clientes para criar estratégias funcionais para determinado produto, marca ou campanha.
• Marketing Mix
– 4Ps: Produto, Preço, Promoção e Praça.
– 4 As: Avaliação, Adaptação, Ativação e Análise.
• Propaganda é o ato de divulgar idéias, conceitos e valores sem fins lucrativos.
Publicidade é fazer isso com objetivo de lucro por parte do anunciante ($$$).
• Produto cultural, ação cultural, projeto cultural ou manifestação cultural tem que ser vistos como produto, ou seja, como algo que o consumidor irá comprar.
• Exemplos e discussão de campanhas de marketing.
CULTURA
• Refere-se a crença, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e identificam uma sociedade.
• Cultura é a nossa essência. Cultura é comunicação.
• Diversidade da cultura brasileira.
MARKETING CULTURAL
• É uma alternativa diferenciada de comunicação de um produto, serviço ou imagem. O Marketing cultural tem na cultura forma e conteúdo simultaneamente – é um diferencial de mercado.
• O estabelecimento de políticas empresariais de apoio à cultura que se traduzam pela destinação de parte do orçamento de marketing das empresas; independente de incentivos fiscais, é o que constituiria uma genuína prática de marketing cultural.
• Exemplos e discussão de campanhas de Marketing Cultural.
PROJETO CULTURAL – PATROCÍNIO
• Associe o projeto à empresa e mostre claramente as vantagens que ela pode obter cedendo os recursos; trabalhe a relação custo/benefício do investimento. Não peça. OFEREÇA!
CULTURA ORGANIZACIONAL
• Missão, Visão e Valores das empresas (como conseguir estas informações).
• Exemplos de Culturas Organizacionais de algumas empresas.
MOTIVAÇÕES PARA EMPRESAS APOIAREM PROJETOS CULTURAIS
• Satisfação em servir à comunidade;
• Melhora da imagem institucional na comunidade;
• Promoção da cultura;
• Contribuição à educação em geral;
• Melhora do ambiente organizacional.
Elaborar uma apresentação de um projeto cultural (seu ou de conhecidos) e inserir quais são os valores, missão e visão da sua empresa, seja ela sua ou não.
Colocar quais as vantagens que uma empresa teria em patrocinar o teu projeto.
Opcional: Seu projeto/produto se encaixa nos 4 Ps e/ou 4 As? Se sim, descreva-os.
Observação: Caso possua algum projeto cultural, aproveite esta oportunidade para deixá-lo o mais profissional possível. Utilize o seu projeto cultural para esta atividade!
Data máxima de entrega: 20/05, quinta-feira, via e-mail.
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Estou a disposição para quaisquer eventuais duvidas, certo?
Bom trabalho e conto com a participação de todos!
Um grande abraço da amiga e professora
Tati.
julio saggin said,
maio 18, 2010 às 7:54 am
Tentarei enviar até quinta ….
Claudio said,
maio 20, 2010 às 9:07 pm
Boa noite!
Amada teacher, só iniciei a leitura da aula ontem e ainda não tive tempo de concluir a atividade de casa. Solicito sua compreensão para que a atividade não se encerre no sábado, mas possa ser avaliada e concluída com um tempo maior.
Envio amanhã.
Claudio